Amo Árvores - Plantando para a Vida


Graças aos queridos colaboradores e consumidores conscientes dos eco- produtos e serviços Makaia Brasil, oferecidos dentro da rede Ecológica de Iniciativas Socioambientais - R.E.I.S.,  o programa AMO ÁRVORES- PLANTANDO PARA A VIDA já conseguiu 250 árvores frutíferas e 750 nativas. 


O próximo passo é a colocação destas árvores na terra.
Sessenta pés de frutíferas já foram plantadas na Aldeia Arawikay, em Santa Catarina. 

Estamos recebendo mais contribuições para plantar as 190 restantes.
As 750 árvores nativas são mudas de guanandi, ou olandi (como é conhecida no sul e sudeste) seu nome científico é Calophyllum brasiliense. 



paisagismo com guanandi


Você pode participar de duas maneiras:

1. Adquirindo um produto ou contatando um serviço na Loja Semente das Coisas. Uma parte dos recursos obtidos vai para este programa. EU QUERO

2. Fazendo uma contribuição consciente, que consiste no depósito bancário de um valor a seu critério, uma ou mais vezes. QUERO CONTRIBUIR




A árvore, ornamental, faz parte do primeiro grupo de madeiras consideradas "de lei", assim nomeadas no período imperial, e é usada no paisagismo urbano. Os frutos são consumidos por várias espécies da fauna.
No campo medicinal, o látex da casca é usado na medicina popular sob o nome bálsamo de landim (ou óleo de Maria, nos países hispânicos) contra úlceras do gado.



flor de guanandi



Sua casca e folhas começam a ser testadas para doenças como reumatismo. pode ter uma série de usos medicinais, sendo o efeito cicatrizante o mais conhecido. Pesquisas apontam o efeito de componentes de suas folhas contra o HIV, vírus da AIDS.
Além dos usos citados também pode ser usado como bio-combustível (ainda em fase de testes). 
O sistema radicular do guanandi recupera e fertiliza os solos onde é plantado, ao contrário de algumas outras espécies muito utilizadas. O mel produzido por abelhas em flores de guanandi é de primeiríssima qualidade.

Detalhe de ótimo acabamento
da mesa em madeira de guanandi,
possível usando-se desbastes de galhos

O uso sustentável de sua madeira, considerada  bonita, resistente e tão trabalhável quanto as do mogno e do cedro propicia a criação de peças lindas.
Também é excelente alternativa ao uso predatório de árvores nativas de espécies ameaçadas, principalmente se usadas as sobras das podas dos galhos, não necessitando o corte da árvore toda. 

Tesourinha aninhado
em guanandi


Sendo árvore nativa brasileira, as áreas reflorestadas já estão reaproximando a fauna local, como demonstram os ninhos de pássaros que já escolheram árvore para nidificar; além de uma grande variedade de insetos polinizadores e abelhas, numa enorme diversidade vegetal e animal convivendo com o guanandi.





    
Fungo ao lado de guanandi
Jardim Botânico-SP

Caso queira contribuir com  o programa AMO ÁRVORES- PLANTANDO PARA A VIDA, basta adquirir um dos produtos cadastrados. Os recursos estão sendo direcionados neste momento para a implantação de parte das 750 mudas de guanandi na Aldeia Arawikay e outra parte para distribuir entre sitiantes que tenham área disponível para plantio de reflorestamento ou manejo agroflorestal. 

A Natureza agradece e nós também! 


Fonte de informação e algumas imagens : Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário