Rede Ecológica de Iniciativas Socioambientais - R.E.I.S.


Boas vindas!

Você acaba de ingressar no espaço virtual da Rede Ecológica de Iniciativas Socioambientais - R.E.I.S. 

Veja o que estamos fazendo e junte-se a nós, ao vivo.
Cada vez que você adquire um produto Makaia Brasil está participando e contribuindo para um mundo melhor!

De que maneira?

Simples assim: uma parte dos recursos obtidos com a venda dos produtos e/ou serviços com a marca-selo de garantia Makaia Brasil é destinada ao fundo para realização dos programas da Rede.

Como são utilizados os recursos do fundo?

Cada programa possui características específicas e um tempo de duração. Alguns funcionam durante todo o ano e outros são sazonais (ocorrem  só no inverno ou na primavera, por exemplo). A comissão de ética de Makaia Brasil avalia as necessidades de cada programa e os recursos disponíveis, que podem ser aplicados em um ou mais programas simultaneamente, dependendo da época do ano. 

Quais são os programas em andamento?


ABELHINHAS DA LUZ

Programa de expansão das abelhas nativas da Mata Atlântica e atividades de educação ambiental relacionadas.

As abelhas nativas desempenham importante papel na preservação das espécies vegetais, pois mais de 80% da polinização das florestas brasileiras é feita pelas abelhas sem ferrão. 

“Elas são minúsculas, mas têm importância fundamental para a natureza, já que 90% das plantas dependem total ou parcialmente delas para se reproduzir. Os nomes são genuinamente brasileiros: mandaçaia, jataí, uruçu, irapuá, jandaíra e muitas outras, num universo de mais de 400 espécies, chamadas de abelhas nativas ou indígenas. Há milhões de anos, elas cumprem a tarefa de manter a natureza viva, visitando árvores e arbustos, polinizando plantas e garantindo sua frutificação. Plantas como o maracujazeiro, o melão, o mamoeiro e o pepino dependem exclusivamente das nativas para frutificar." (Fonte: Estadão). Acompanhe aqui.


TESOUROS DA TERRA

Criação de bancos de sementes orgânicas para distribuição a pessoas/grupos de agricultura urbana/rural. 
Com estas sementes podemos ter alimentos de grãos germinados (saladas, sucos, entre poutros) de alto valor nutritivo, isentos de químicos, com receitas muito fáceis de serem feitas.

Além disso, pode-se ainda plantar cada semente e cultivar a planta, gerando ainda mais sementes e plantas, que podem ser utilizadas, doadas, trocadas ou comercializadas, num ciclo de saudável abundância. Acompanhe aqui.



FARMÁCIA VIVA

Implantação de canteiros de promoção da saúde e trocas de conhecimento na utilização de plantas bioativas em chás, temperos, xaropes, pomadas e outros produtos da sabedoria popular tradicional brasileira. 

Utilizando as receitas simples amplamente divulgadas pelas pastorais da saúde e a ancestral sabedoria de nossos antepassados e sábios do campo, podemos cuidar do nosso corpo, mente e espírito, esbanjando energia e vitalidade.
Acompanhe aqui.




AMO ÁRVORES - PLANTANDO PARA A VIDA

Criação de viveiro de mudas e plantio de árvores nativas e frutíferas em áreas rurais ou urbanas específicas e planejadas, para consumo e ainda equilibrar o ambiente, minimizando ou zerando danos gerados com o corte desordenado de árvores nativas. 
Acompanhe aqui.









PAZ NO CORAÇÃO

Distribuição textos  artísticos e filosóficos cujas palavras fertilizem e renovem a vida de pessoas que 
necessitam de paz, conforto e harmonia. 

Muitas destas pessoas estão em prisões, hospitais e outros lugares sem  acesso direto a palavras que consolem e estimulem seus sentimentos, pensamentos e ações na direção de se inspirarem para criar uma vida melhor para si mesmas. 

Neste programa tratamos de enviar textos impressos (cartas, livros, folhetos, apostilas, mensagens) que possam levar paz aos corações dos que necessitam e ao mesmo tempo fortalecer nosso espírito de comunhão e compaixão para com todos.

Acompanhe aqui.



 "A Paz Começa Comigo"
“Todo Ser-Viço é Pela Graça”

R.E.I.S. realiza atividades livre e informalmente, sem cunho religioso,
respeitando as inúmeras formas de expressar a Verdade.