Abelhinhas da Luz

A marca-selo de garantia Makaia Brasil vem contribuindo para que este programa, que faz parte da Rede Ecológica de Iniciativas Socioambientais - R.E.I.S. seja implantado com sucesso. Ele visa a expansão das abelhas nativas da Mata Atlântica e atividades de educação ambiental relacionadas ao manejo e criação, para todas as idades.

As abelhas nativas são conhecidas no meio científico como meliponíneos e desempenham importante papel na preservação das espécies vegetais, pois mais de 80% da polinização das florestas brasileiras é feita por elas.

Também são chamadas de abelhas indígenas ou sem ferrão. No Brasil existem mais de 300 espécies. Elas possuem tamanhos, formas, coloração e hábitos bem distintos. A atividade de criação é denominada meliponicultura.


"Os ninhos são verdadeiras obras de engenharia. Em condições naturais, essas abelhinhas constroem suas casas em ocos de árvores, postes, muros, cupinzeiros abandonados, enfim, em lugares seguros e protegidos. Dentro dos ninhos vive a família e é onde a gente encontra o mel, por sinal, bem guardado em potes ovalados feitos de cera e própolis."

Também são chamadas de abelhas indígenas ou sem ferrão. No Brasil existem mais de 300 espécies. Elas possuem tamanhos, formas, coloração e hábitos bem distintos. A atividade de criação é denominada meliponicultura.



Através deste programa, conseguimos proporcionar um curso de manejo de abelhas nativas sem ferrão para a instalação de um pequeno meliponário, inicialmente com 10 caixas de abelhinhas (jataí, mandaçaia e manduri). Recebemos adultos e crianças para visitação, mediante agendamento.

Assim que as colônias de abelhinhas estiverem fortes, poderá ser feita a divisão das colmeias, o que significa mais caixas para criar. 




Além disso, os núcleos mais fortes também podem enxamear, ou seja, uma parte das abelhinhas sai da caixa e vai viver, crescer e multiplicar em algum lugar na natureza.

Criar abelhas nativas de forma consciente hoje em dia não só e divertido e educativo para toda a família, mas também necessário, uma vez que algumas espécies já estão em fase de extinção.



Você pode participar de duas maneiras:

1. Adquirindo um produto ou contatando um serviço na Loja Semente das Coisas. Uma parte dos recursos obtidos vai para este programa. EU QUERO

2. Fazendo uma contribuição consciente, que consiste no depósito bancário de um valor a seu critério, uma ou mais vezes. QUERO CONTRIBUIR


Nenhum comentário:

Postar um comentário